Serviços da APAE foram adaptados para atender às pessoas com deficiência durante a pandemia

Da Assessoria


Devido à pandemia de Covid-19 e atentos as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), a APAE de Nova Andradina iniciou ações preventivas em enfrentamento ao contágio ao vírus a partir do dia 19 de março, de acordo com legislações e orientações vigentes.

Até o presente momento, a instituição que atende às pessoas com deficiência intelectual e múltipla está garantindo a manutenção e continuidade dos serviços de todos os setores com algumas adaptações. 

De uma maneira geral, as formas de execução dos trabalhos internos e as equipes de profissionais foram flexibilizadas. Quando necessário, desempenham suas funções em sistema de home office, ou por meio de teleconferências e outras ferramentas tecnológicas. 

A APAE também investiu na criação de alguns canais de comunicação em todos os setores a partir da distribuição de materiais confeccionados e impressos, mídias digitais e tele atendimento, através do uso de aplicativos, diversas modalidades de vídeos, áudios e ligações telefônicas. 

Outra preocupação da família Apaena é com a participação em reuniões e eventos online em todos os níveis (regional, estadual e nacional) e a continuidade das parcerias com o poder público e privado para sanar necessidades básicas emergenciais. Diante disso, a Apae encaminhou relatórios mensais com números sobre a prestação de serviços e demais ações desenvolvidas durante esses últimos seis meses. 

 

Os atendimentos presenciais aos usuários ficaram prejudicados, porém, a direção confirmou que fez alguns ajustes e, quando necessário e permitido, realizou atendimentos, orientação, acompanhamento presencial e visitas domiciliares, seguindo todas as precauções para evitar o contagio.

Simultaneamente, a APAE aproveitou para melhorar os espaços físicos, em especial, do Centro de Equoterapia, que passou por a reforma, manutenção dos equipamentos e materiais, mantendo alimentação e cuidados periódicos dos cavalos.

Segundo o último relatório enviado ao governo municipal de Nova Andradina, a APAE informa que não deixa de pensar no significado do trabalho que desenvolve, arregaçando as mangas, empenhando-se em realizar novos projetos e ações, procurando sempre agir e caminhar em direção aos objetivos propostos.

A meta é sempre aumentar a capacidade e qualidade de atendimento, diversificando as modalidades de apoio ao usuário contribuindo em seu desenvolvimento como pessoa digna e capaz de aprimorar o máximo seu potencial.

“Em meio às grandes tribulações dos dias atuais ainda existem aqueles que conseguem fazer a diferença por livre e espontânea vontade de forma gratuita, aproveitamos esse momento para gradecer a todos pela parceria e dedicação em ações voltadas a esta entidade, visando às necessidades da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Que DEUS continue abençoando e perpetuando este espírito de solidariedade”, diz o trecho do documento entregue como forma de prestação de contas à municipalidade.

 

APAE Nova Andradina

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Andradina é uma Organização da Sociedade Civil de fins filantrópico e beneficente com ações voltadas à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 

Por meio do elo com a comunidade, apoio do poder público, parceria com empresas privadas, trabalhos voluntários, doações e promoções a entidade consegue desenvolver ações para promoção e defesa dos direitos de cidadania e inclusão social dos usuários desse serviço.

Atuando há 39 anos, a APAE de Nova Andradina vem consolidando seu espaço no município, estado e a nível nacional por meio de inúmeras conquistas. Atualmente está sob a Presidência de Vanderly de Souza Dionísio com a representação da Diretora Social Ida Merces do Nascimento.

 

Serviços Ofertados

A instituição oferta os seguintes serviços aos usuários e suas famílias: 

- Centro de Assistência Social da Apae; 

- Centro de Educação da Apae; Centro de Saúde da Apae; 

- Centro de Equoterapia em Parceria com o 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina – MS; 

- Auto defensor – projeto torna o usuário defensor ativo dos direitos individuais e coletivos; 

- Gestão da Família; 

- Tele atendimento – serviço ofertado pela instituição em tempos de pandemia.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!